quinta-feira, 18 de junho de 2009

Redes Sociais- conceitos retirados do livro Redes Sociais de Raquel Recuerdo, págs 14- 44.

O que é uma rede social? A rede social acontece quando uma rede de computadores conecta uma rede de pessoas e organizações. Essas redes surgiram graças ao advento das novas tecnologias que permitiram a ampliação da capacidade de conexão e com isso interligar as pessoas através de computadores, por essa razão as redes sociais são sempre mediadas por um computador.
Como são estruturados os estudos sobre redes sociais? Os estudos são estruturados através da Teoria Geral dos Sistemas, essa teoria prega em linhas gerais que devemos estudar os fenômenos não a partir de suas partes, mas sim a partir de suas partes em interação. Ou seja, é importante saber como o fenômeno interage com o ambiente que o circunda. Os estudos das redes primeiramente foram iniciados por matemáticos e depois adotados por diversos ramos das ciências sociais. Por essa concepção de estudo ao se analisar uma rede social é possível analisar: a criação das estruturas sociais, a criação do capital social, as funções das estruturas e as diferenças entre variados grupos.
A grande mudança nos estudos de rede social aconteceu com o advento da internet, pois ela oferece a possibilidade de expressão e sociabilização através de ferramentas de comunicação mediada pelo computador. Com isso as pessoas começaram a interagir e comunicar-se com outras pessoas e também deixar rastros de suas interações na rede.
Como é definida uma rede social? Uma rede social é definida por um conjunto de dois elementos: Atores ( pessoas, instituiçoes, ou grupos) e as Conexões (interações ou laços socias).
- Os Atores: São o primeiro elemento da rede social representado pelos nós. Eles moldam as estruturas sociais através da interação e constituição de laços sociais. Por estarem mediados pelos computadores os atores de uma rede social são, na verdade, representações de atores. Por esse motivo um blog, ou um perfil no orkut pode representar um ator em uma rede social. Essas representações estão sempre em processo permanente de construção e expressão da identidade do ator no ciberespaço. Por exemplo, o perfil no orkut sempre está passível a uma nova atualização.
- Conexões: São formadas pelos laços sociais que por sua vez são formados através da interação social entre os atores. A conexão se divide em 3 elementos: interação, relação e laços sociais.
- Interação: É a matéria-prima das relações e laços sociais. É também uma ação que depende da reação do outro ator. A interação ideal será obtida quando há uma reciprocidade de satisfação entre os atores envolvidos. A interação sempre será um processo comunicacional. As interações são construídas através da mediação do computador, por isso os atores não se conhecem pessoalmente. Existem dois tipos de interações: as síncronas e as assíncronas. A interação síncrona ocorre em tempo real, ou seja , o ator não necessita de tempo de resposta. Sua mensagem é enviada e respondida ao mesmo tempo como se simulasse uma conversa, por exemplo, MSN. Já na interação assíncrona o tempo de resposta não é imediato, por uma série de fatores é esperado que a resposta da mensagem do ator demore um tempo para ser respondida, por exemplo, e-mail.
- Relações: São constituídas pelo conjunto das interações. São regularidades ou padrões das mesmas. É esse padrão que define uma relação social. No caso das relaçoes mediadas pelo computador tendem a ser mais variadas, pois há trocas de diferentes tipos de informação.
- Laço: É a efetiva conexão entre os atores que estão envolvidos nas interações. Ele é a sedimentação das relaçoes entre os atores. Ou seja, os autores tem um contato mais frequente, maior proximidade, uma troca maior do fluxo de informação entre eles. Esse tipo de laço é caracterizado como laço relacional, pois leva em consideração as relações que formam o mesmo. Existe também um outro tipo de laço denominado laço por associação que é caracterizado pela conexão de um ator com uma instituição ou grupo. Esse laço remete a idéia de pertencer a um grupo, ou fazer parte dele. Há também um outro tipo de divisão dos laços: os fortes e os fracos. Um laço forte é caracterizado pela proximidade e intencionalidade da conexão entre duas pessoas. Já os laços fracos se caracterizam por serem dispersos, ou seja, não há uma intimidade entre as pessoas. Os laços fracos são a estrutura das redes sociais, pois através deles que são conectados os grupos que possuem laços fortes. Quanto maior o número de laços sociais na rede, maior a densidade dela, pois mais conectados estão os inidvíduos que fazem parte dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.